Por que é tão difícil aprender habilidades comportamentais?
- Dhay Defreyn
- 20 de out.
- 2 min de leitura
Quantas vezes você já ouviu alguém dizer que as pessoas não aprendem habilidades comportamentais porque “não querem” ou “não se esforçam o suficiente”?
Essa explicação parece simples. Mas será que é verdadeira?
A ciência do comportamento mostra que a aprendizagem e a transferência dessas habilidades para o contexto profissional não dependem apenas da disposição do indivíduo.
Um fator decisivo (e muitas vezes esquecido) é a forma como o ensino é estruturado.
Quando olhamos para os treinamentos mais comuns, encontramos alguns obstáculos:
Treinamentos genéricos feitos para todos, mas que acabam não servindo para ninguém.
Orientações superficiais que não dão conta da complexidade das situações reais.
Soluções mágicas e fórmulas prontas que pouco se aplicam às especificidades de cada empresa.
Como resultado, os profissionais saem do treinamento sem clareza de como agir no dia a dia. Se queremos realmente promover mudança de comportamento no trabalho, precisamos olhar com mais atenção para a qualidade do processo de ensino.
Algumas perguntas fundamentais que quase nunca são feitas:
O que está sendo ensinado de fato? Qual é o objetivo comportamental esperado ao final do treinamento?
De onde se está partindo? Qual o repertório atual das pessoas? Histórias de vida e níveis de habilidade são diferentes. Não podemos ensinar a todos da mesma forma.
O quanto o ensino é aplicável? A pessoa sai preparada para agir em situações reais, ou continua desorientada sobre como colocar a habilidade em prática?
No fim das contas, aprender habilidades comportamentais não é decorar teorias. É conseguir apresentá-las no contexto certo, na medida certa, diante das demandas do trabalho. E isso só acontece quando criamos condições de ensino que transformam conhecimento em ação!
Se sua empresa busca resultados que realmente se sustentam, é hora de conversar com a Âmbiam.



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