Um conceito valioso da psicologia que todo gestor deveria saber
- Âmbiam

- 8 de nov. de 2022
- 2 min de leitura
O líder existe dentro de uma organização porque pessoas, em seus contextos de trabalho, precisam de orientação, apoio, presença e calor humano. Os líderes existem na organização porque sua equipe está lá. Ou seja, só há um líder, se houver uma equipe, assim como só há um professor, se houver um aluno.
A relação entre o líder e a sua equipe é de dependência e, ao mesmo tempo, de responsabilidade. Ser líder implica em ser responsável pelo desempenho da equipe, no sentido de criar condições para que esse desempenho ocorra de maneira mais eficaz possível, sendo que a equipe precisa se sentir segura, confiante e realizada profissionalmente. Este é um desafio contínuo e diário, não temos dúvidas.
Para concretizar esse objetivo, o líder precisa apresentar um conjunto de soft skills, como comunicação, resiliência, inteligência emocional, e ser capaz de criar vínculos com as pessoas – conceito valioso da psicologia.
Somos seres sociais, ou seja, de modo geral, gostamos de “andar em bando”, interagir, gostamos de atenção e afeto. Quando isso acontece, uma conexão invisível surge entre as pessoas: nos sentimos amparados, confiantes e pertencentes. E isso é tudo que um líder precisa construir para que sua equipe se sinta motivada, engajada e produtiva. Motivação, engajamento e produtividade são produtos de uma relação. Não são “coisas” que estão dentro das pessoas.
As pessoas precisam saber que na liderança encontrarão uma escuta cuidadosa, acolhedora, encontrarão uma direção para o seu trabalho e que estão sendo verdadeiramente acompanhadas, recebendo feedbacks sobre o que precisam melhorar (feedback negativo) e manter (feedback positivo).
Um profissional que se sente perdido, sem orientação, altamente cobrado, que tem medo de ser demitido a qualquer momento, que se sente vigiado o tempo todo, dificilmente criará vínculos e consideração pela empresa onde trabalha: em qualquer oportunidade sairá da empresa. Talvez o líder, totalmente desconectado com o outro, nem considere isto uma possibilidade. Mas os profissionais sentem, e desejam. E as pessoas tendem a permanecer somente em locais onde fazem sentido para elas.
As pessoas são o bem mais precioso que uma empresa pode ter. Portanto, se você é líder, saiba que parte do seu sucesso profissional tem relação com o quanto os profissionais da sua equipe desejam permanecer na empresa onde trabalham, por conta do vínculo que tem com você, com seus colegas, e com a política da empresa. Estas relações não estão dadas. Elas precisam ser construídas.
No fim, garantida a capacidade técnica, podemos considerar que o limite e a força de um líder estão na sua capacidade de construir vínculos genuínos com a sua equipe; estão na sua capacidade de se relacionar com o outro, e com as próprias emoções.
Ofereça valor e invista nesse modo de relacionamento criando vínculos. Mudar as relações de forma agregadora e positiva entre sua equipe de trabalho sempre vale a pena!
Texto desenvolvido por Aline Battisti Archer e Jeisa Benevenuti - Doutoras em Psicologia Organizacional e de Aprendizagem


Comentários